ORTODONTIA BIOPROGRESSIVA

Criada por Robert Murray Ricketts nos EUA  a Terapia Bioprogressiva é considerada mais que uma simples técnica de tratamento ortodôntico e se consolida mundialmente trazendo resultados de extrema qualidade e estabilidade. 

 

Considerando o indivíduo como um todo, através de uma abordagem global, trata não somente os dentes, mas o ser humano no aspecto mais amplo. 

 

A filosofia de Ricketts engloba uma sequência e etapas já predeterminadas e executadas de forma progressiva, respeitando a biologia e os tecidos envolvido, antecipando os resultados e buscando o equilíbrio. 

 

A qualidade do fio Elgiloy permite aplicações de força ótima, gerando movimentos mais eficientes e praticamente indolores.

 

A má oclusão é considerada nos três planos do espaço. Existem problemas horizontais, verticais e transversais. Por isso o tratamento tem que ser setorial.

 

A Bioprogressiva entende isso e trata por segmento ou dentes individualmente. Trata somente aquilo que está errado, não perturbando o que já está bom. O resultado disso 

são tratamentos mais estéticos, funcionais e estáveis.

 

 

 "A TERAPIA BIOPROGRESSIVA É A FILOSOFIA DAS POSSIBILIDADES 

E NÃO UMA TÉCNICA RESTRITA ÀS LIMITAÇÕES DO ORTODONTISTA". 

 

O benefícios dessa modalidade de tratamento são indiscutíveis:

 

 Diagnóstico e planejamento antecipando os resultados

 Tratamentos individualizados proporcionando excelente estética e função

 Menor índice de extrações

 Mais estabilidade

 Mais estética

 Menos dor

Uma terapia biológica e progressiva

  • Terapia Bioprogressiva: muito além de uma técnica, uma filosofia de tratamento ortodôntico.

  • Além de ser tecnicamente completa, ela se diferencia pelos princípios nas quais são embasadas.

  • Durante o diagnóstico e planejamento é possível conhecer os objetivos e saber como alcançá-los.

  • Com uma abordagem global, a terapia bioprogressiva trata o ser humano na sua totalidade, considerando a respiração, as relações com a ATM e a função e não somente os dentes.

  • O tipo facial, bem como a sua musculatura são essenciais no planejamento e execução do caso. Pessoas com musculatura mais fortes são tratadas de maneira diferente daquelas que tem  musculatura mais fraca.

  • O crescimento facial também é planejado e uma previsão de crescimento é calculada baseada em um programa chamado VTO – Visualization objectives treatmeant.

  • Todo o tratamento é conduzido de forma a atingir o normal individual do paciente, respeitando a forma do rosto e a forma da arcada.

  • O tratamento é planejado em uma sequencia elaborada numa escala hierárquica de procedimentos. O ortodontista bioprogressivo começa sabendo como vai ficar e a direção que deve seguir.

  • Forças biológicas são empregadas favorecendo a movimentação e reduzindo a dor. E ainda, o fio Elgiloy com seccão quadrada permite movimentações nos diferentes tipos de ossos, ganhando eficiência e reduzindo o tempo de tratamento e permitindo corrigir as inclinações desfavoráveis dos dentes.

  • O tratamento é planejado considerando os três planos do espaço: horizontal, vertical e transversal.  Isso implica em tratamentos com arcos seccionados e não contínuos o que permite tratar setores ou dentes individualmente reduzindo os efeitos indesejáveis que um setor pode passar para o outro.

  • A Terapia Bioprogressiva é a técnica que menos extrai dentes. Algo em torno de 7 a 10%, enquanto algumas terapia extraem em até 80% dos casos.

 

ODONTOLOGIA KIMURA - Rua Professor João Cândido, 1002. Centro.

Londrina - PR. CEP 86010-001

Telefone: (43) 3321-1198

 

Aberto de segunda a sexta-feira das 7:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00.

Aos sábados das 7:00 as 12:00